COMPLEXO AEROESPACIAL

O QUE É

O setor aeroespacial em Minas Gerais vem se fortalecendo e atraindo atenção de empresas de âmbito nacional e internacional. Isso se justifica por nosso ambiente fértil em conhecimento de instituições de ensino superior, centros de pesquisas e empresas como GOL, TOTAL, IAS, FABE, EMBRAER e Helibrás.

A proposta de organizar e fortalecer o setor aeroespacial tem como objetivo geral apoiar iniciativas para o desenvolvimento do Complexo Aeroespacial a partir de ações que fomentem a atração de investimentos, de empresas e centros de P&D em Minas Gerais, e que contribuam para os setores aeronáutico, espacial, defesa, tecnologias da informação e comunicação e demais de base tecnológica. Além disso, o programa visa fomentar a criação de condições adequadas ao estabelecimento de parcerias entre centros de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), universidades públicas e privadas e o setor empresarial no âmbito nacional e internacional.

O Complexo aeroespacial de Minas Gerais promove através de seus membros e conselho técnico reuniões e fóruns periodicamente para tratar o desenvolvimento do setor, tendências e oportunidades para articulação e consolidação de projetos e negócios no setor Aeroespacial.

Objetivos 

  • Desenvolver o cluster da Indústria Aeronáutica em Minas Gerais, atraindo empresas provedoras de serviços de manufatura, manutenção, reparo e revisão de aeronaves e suas partes, bem como de desenvolvimento de tecnologia aeronáutica;

  • Apoiar a consolidação de Minas Gerais, por sua localização geográfica privilegiada, como importante hub de investimentos para a indústria aeroespacial.

Panorama

  • O Complexo Aeroespacial de MG e a Embry-Riddle Aeronautical University discutem o desenvolvimento de cursos de extensão profissional em Minas Gerais.
  • Membro do CAEROMG, a IAS firmou parceria com a Rússia para transferência de tecnologia em manutenção de helicópteros das forças armadas.
  • O Centro de engenharia e software da EMBRAER em Belo Horizonte quase duplicou o numero de pesquisadores em 2015.
  • O CAEROMG participará em 2016 de uma missão à Índia para se reunir com empresas do setor aeroespacial interessadas em formar parceria com MG.

 

Informações: aeroespacial@tecnologia.mg.gov.br | +55 31 3915-5078

Notícias Relacionadas

Na última terça-feira, a Sectes participou do Demo Day do 14º programa de aceleração SF14indBH. O evento foi realizado pela aceleradora Startup Farm e pelo escritório de coworking The Plant.

Em acordo inédito no Brasil, IAS passa a ser centro autorizado da multinacional e mostra a força da tecnologia mineira no setor de aeronaves.

Gabriel Maciel

O segundo dia da Finit movimentou o Expominas. Durante a quarta-feira empresários e startups realizaram muitas conexões.