TECNOLOGIA ASSISTIVA

O QUE É

A inovação social é contemplada com esta importante área, a partir do funcionamento do Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva – CMTA, instalado no município de Pará de Minas. O CMTA possui uma infraestrutura pioneira em Minas Gerais e já está estruturado com a instalação dos laboratórios de Órtese e Prótese , Seating e o Laboratório de Marchas. Visa consolidar uma rede interativa em Tecnologia Assistiva de forma intersetorial, abrangendo todas as etapas do conhecimento, da inovação, e do fomento à pesquisa em sistemas, recursos e metodologias. Este trabalho terá, como resultado das pesquisas, uma proposta de criação ou aprimoramento de produtos para o mercado, com maior acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, assim como para toda a sociedade.

As atividades ali desenvolvidas envolvem diretamente a gestão pública, pesquisadores, universidades, instituições e mercado, estimulando também à criação de Incubadoras em Tecnologia Assistiva, assim como a capacitação da temática, utilizando a estrutura da UAITEC, consolidando assim a Rede Mineira de Tecnologia Assistiva.

Portanto, sua missão está em avaliar, desenvolver e produzir conhecimento em Tecnologia Assistiva para melhoria da qualidade de vida e saúde funcional das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Estado de Minas Gerais, corroborando com o cenário governamental favorável que aponta para a utilização dos recursos, sistemas de inovação e pesquisa como instrumentos de contribuição na garantia de direitos universais básicos para os quais a Ciência, Tecnologia e Inovação podem contribuir.

FOTOS