SUSTENTABILIDADE

O QUE É

O Programa de Sustentabilidade visa o desenvolvimento regional sustentável, possibilitando inclusão social, melhoria da qualidade de vida, atração de recursos e capitais para o Estado, capacitação e qualificação de mão de obra, além do fomento à inovação social e ambiental nos municípios mineiros. Por meio de ações concretas e transversais com os demais programas da SECTES, parcerias institucionais e a articulação dos agentes na ponta e em rede, pretende-se construir agendas positivas, colocando Minas Gerais em evidência no cenário nacional e internacional no que tange à capacidade do Estado inovar em Sustentabilidade.

Por meio de um Termo de Cooperação Técnica – TCT será estruturado o Programa de Sustentabilidade da SECTES, que terá 1 agente de Sustentabilidade atuando em cada um dos 17 polos regionais de Inovação do Estado junto aos governos locais, escolas, universidades, organizações não governamentais, e outros. Além disso, propõe-se a implantação do Polo de Excelência em Sustentabilidade.

Com base no trabalho desenvolvido pelo Bioerg, criado em 2007 na Sectes, o Programa de Sustentabilidade trabalha também em prol do uso inteligente e da participação da energia renovável na matriz energética do Estado, democratizando e assegurando acesso à energia pela população.

 

Panorama:

  • O programa de Sustentabilidade terá atuação principalmente nas seguintes áreas: resíduos urbanos (logística reversa), educação ambiental, energias renováveis, mudanças climáticas e mineração. 
  • Visa a implantação do Polo de Excelência em Inovação Ambiental/Sustentabilidade, que será um fomentador de inovação eco compatível com o objetivo de reunir ideias, projetos e empresas que coparticipem da criação e/ou expansão do mercado através de soluções tecnológicas eco eficientes.
  • Integrada ao Minas Digital, a área de Sustentabilidade terá atuação em todo o território mineiro, por meio de seus agentes locais, fortalecendo parcerias, gerando informação, conteúdo e conhecimento em torno da temática.

Notícias Relacionadas

Evento busca promover a interação para o desenvolvimento da ciência aplicada.

Pint of Science acontece em mais de 100 cidades em todo o mundo, em três noites de divulgação científica descontraída

Evento propõe debate sobre os avanços na gestão e utilização de rejeitos e resíduos.

A Fapemig lançou edital para recuperação da Bacia do Rio Pandeiros.

Uaitec reúne capacitações que vão das velas e sabonetes artesanais à produção de doces

Divulgação/BDMG

O presidente do BDMG, Marco Crocco, destacou a estratégia do banco de se tornar referência em áreas de tecnologia de ponta.

FOTOS