POP CIÊNCIA MG

Logo Pop Ciência

O QUE É

O Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia - Pop Ciência MG - é uma importante ação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Possui dois braços fundamentais de atuação: articular e coordenar ações e atividades visando divulgar e popularizar a Ciência e Tecnologia no Estado de Minas Gerais e fortalecer e mobilizar instituições de ensino e pesquisa em prol da comunicação pública da ciência.

Desde 2004, articula, coordena e mobiliza diferentes instituições para promoção de eventos e atividades na Semana Nacional de C&T, principal ação de popularização da C&T do país, coordenada e organizada pelo MCTI. A Semana tornou-se a maior iniciativa de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. É uma grande oportunidade para mostrar, de forma simples, divertida e didática, os avanços da ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo, ou seja, como a Ciência, a Tecnologia e Inovação podem impactar e melhorar o dia a dia das pessoas.

Estão convidados a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia todas as instituições de ensino e pesquisa, museus, escolas públicas e privadas promovendo e/ou visitando atividades de popularização da ciência, tais como feiras de ciências, oficinas, visitas a museus, exibição de filmes, palestras, exposições e eventos educativos para debater a temática da SNCT. Como forma de incentivar a participação das instituições na SNCT o Desafio + Ciência objetiva reconhecer projetos criativos e inovadores para popularização da Ciência e a Tecnologia que se destacarem no Estado. O Desafio se divide em três categorias: Cidade, Instituição e Escola que mais realizarem atividades durante a SNCT. Minas Gerais tem se destacado no ranking nacional apresentado pelo MCTI e ganhado cada vez mais reconhecimento como um dos Estados mais fortes na participação da SNCT.

O Pop Ciência MG também participa da Rede Mineira de Comunicação Científica, formada a partir da necessidade de fortalecer os esforços relacionados à popularização e comunicação pública da ciência no Estado e promove, em parceria com a FAPEMIG, Workshops e eventos diversos que visam preparar o Estado para divulgar ações e conteúdos de Ciência e Tecnologia, dando suporte para a cobertura do maior encontro da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência – SBPC, que acontecerá em julho de 2017, em Belo Horizonte.

Panorama:

  • Organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT/MCTI.
  • Responsável pela coordenação da Virada Tecnológica - Virada Tech (evento que antecederá a FINIT, com 24h de atividades e intervenções científicas e tecnológicas, espalhadas em diversos pontos da capital mineira, como praças, teatros, etc).
  • Participa da Rede Mineira de Comunicação Científica.
  • Distribuição de material gráfico e informações da SNCT por correspondência, mídias digitais e videoconferências a todos os 853 municípios mineiros.
  • Coordenação e organização de Cafés Científicos Virtuais (eventos de divulgação científica específicos para a rede UAITEC) em parceria com a UFMG.
  • Responsável no âmbito do Minas Digital pela seleção, capacitação e acompanhamento dos bolsistas POP CIÊNCIA/TEIA nos 17 Polos Regionais de Inovação, a fim de identificar gargalos de popularização da Ciência e Tecnologia e elaborar plano de ação atendendo as especificidades de cada região.