POP CIÊNCIA MG

Logo Pop Ciência

O QUE É

O Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia - Pop Ciência MG - possui duas frentes de atuação: articular e coordenar ações, visando divulgar e popularizar a ciência e tecnologia no estado, além de fortalecer e mobilizar instituições de ensino e pesquisa em prol da comunicação pública da ciência.

Desde 2004, mobiliza diferentes instituições para promover eventos e atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), principal ação de popularização da ciência e tecnologia do país, coordenada e organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Semana tornou-se a maior iniciativa de popularização da ciência do país e uma das maiores do mundo. Uma oportunidade para mostrar de forma simples, divertida e didática os avanços e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo, apresentando como a ciência, a tecnologia e a inovação podem melhorar o cotidiano das pessoas.

Estão convidados a participar da SNCT todas as instituições de ensino e pesquisa, museus, escolas públicas e privadas, promovendo e/ou visitando as atividades de popularização da ciência - feiras de ciências, oficinas, exibição de filmes, palestras, exposições e eventos educativos para debater a temática do evento.

Minas Gerais tem se destacado no ranking nacional apresentado pelo MCTI, ganhando reconhecimento como um dos estados mais fortes na participação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Sendo assim, como forma de incentivar a participação das instituições na SNCT, o Desafio + Ciência se divide em três categorias: cidade, instituição e escola. A iniciativa ambiciona reconhecer as instituições que mais realizam atividades durante a SNCT e que desenvolvem os projetos mais criativos e inovadores no estado.

Em parceria com a FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa de MG - FAPEMIG, desde 2016, é responsável por promover o Pint of Science - festival internacional de divulgação científico realizado simultaneamente em 11 países, em mais de 100 cidades, durante três dias. Este evento objetiva levar aos bares, restaurantes e cafeterias debates sobre temas científicos de interesse público, mas, que, muitas vezes, se encontram limitados aos laboratórios, centros de pesquisa e universidades, estando documentados em artigos, revistas especializadas e escritas muito complexas para leigos.

O Pop Ciência MG também participa da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) constituída a partir da necessidade de fortalecer os esforços relacionados à popularização e comunicação pública da ciência no Estado, reunindo as Entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação (ECTIs) de Minas Gerais em prol de uma missão: promover e difundir a cultura científica para fortalecer o acesso à Ciência, à Tecnologia e à Inovação como direito primordial à cidadania. A RMCC também é responsável pela promoção do Fala Ciência e Workshop de Comunicação Pública da Ciência.

Panorama:

  • Organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT/MCTIC;
  • Organização do Pint of Science Belo Horizonte, em parceria com a FAPEMIG;
  • Participante da Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC;
  • Fomento às ações e eventos de popularização da Ciência e Tecnologia, em âmbito estadual;
  • Coordenação e organização de Cafés Científicos Virtuais - eventos de divulgação científica específicos para a rede UAITEC-, em parceria com a UFMG;
  • Responsável pela capacitação e acompanhamento dos agentes regionais de inovação, almejando identificar gargalos de popularização da ciência e tecnologia. O acompanhamento resulta em um plano de ações, visando atender as especificidades de cada região, além de ampliar o Pint of Science para o interior do estado.