CIDADES DIGITAIS

O QUE SÃO?

O Projeto Cidades Digitais ambiciona modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios mineiros, por meio do estímulo a cultura digital e a formação de ambientes empreendedores.

Sua estratégia consiste em implantar o Programa nos 29 municípios mineiros contemplados no edital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Programa Cidades Digitais e Inteligentes consiste na disponibilização de infraestrutura para acesso à rede, conectando órgãos e equipamentos públicos locais, através da internet, por meio de um anel de fibra óptica.

Nesse contexto, buscando otimizar o acesso e uso da rede, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) está modernizando os Telecentros do Estado e transformando-os em E-Lab Minas Digital (Laboratório de Ensino do Minas Digital).

A ação fornece à população uma ferramenta social de integração digital promovendo, junto às instituições conveniadas, diversas possibilidades de serviços, tais como:

  • Acesso a capacitações online e presenciais;
  • Serviços ligados ao governo nas instâncias Municipal, Estadual e Federal;
  • Serviços ligados aos bancos, como pontos de crédito pessoal e abertura de contas;
  • Ponto de apoio aos empreendedores locais e regionais, principalmente ligados à ciência, tecnologia e inovação, para realização de reuniões, debates, eventos e seminários.

Esses espaços também são utilizados para a promoção de conexões de empreendedores e startups com prefeituras municipais, contribuindo para a construção de modelos de cidades cada vez mais conectadas.

FOTOS