POLOS DE EXCELÊNCIA

O QUE SÃO?

Os Polos de Excelência organizam e fortalecem as estruturas geradoras de conhecimento e tecnologias, formação de recursos humanos e prestação de serviços para a promoção do desenvolvimento sustentável de setores estratégicos. Atualmente, a Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior possui quatro Polos de Excelência: Café, Leite e Derivados, Florestas e Genética Bovina. A meta do Estado é tornar cada polo uma referência nacional e internacional em C,T&I, capacitação de recursos humanos, prestação de serviços especializados e geração de oportunidades de negócio.

Atuando como uma plataforma de programas, projetos e iniciativas de base científica e tecnológica, são objetivos específicos neste momento: gerar oportunidades de negócios com alto valor agregado para o setor agroindustrial em Minas; promover e catalisar parcerias que incentivem o domínio da inteligência no processo produtivo; fortalecer e incentivar a difusão do conhecimento nos setores ligados aos polos de Excelência.

A próxima ação para os polos será a realização de um diagnóstico por região com o objetivo de identificar e mapear o cenário da atuação de cada polo, contribuindo para o aperfeiçoamento das ações e sustentabilidade do projeto.

 

Polo de Excelência do Leite e Derivados – Juiz de Fora

O Polo de Excelência do Leite e Derivados atua como um mecanismo de gestão, unindo instituições de ensino, pesquisa e extensão a aglomerados de empresas do agronegócio do leite, e a projetos de inovação tecnológica universidade-empresa, estimulados por agentes do governo. O Polo integra as competências institucionais para induzir o processo de excelência no desenvolvimento sustentável do agronegócio do leite. Alguns dos impactos socioeconômicos mais importantes são a geração de empregos qualificados, associados com atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, formação e capacitação de recursos humanos, bem como a prestação de serviços técnicos especializados.

Por indução do Polo de Excelência do Leite foi criada a Agência de Inovação do Leite e Derivados, uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, de interesse público e social, com a missão de articular a comunidade científica e o setor produtivo para promover inovações e novos negócios no sistema agroindustrial do leite nacional.

 

Polo de Excelência do Café - Lavras

O Polo de Excelência do Café busca promover as condições necessárias para consolidar a liderança de Minas no desenvolvimento sustentável do agronegócio do café, por meio da integração de instituições e recursos, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa, a capacidade de inovação e agregação de valor. O projeto reúne competências institucionais necessárias para pesquisa, desenvolvimento e inovação; treinamento de recursos humanos; prestação de serviços especializados (inteligência competitiva, certificações, rastreabilidade, design, análises laboratoriais e consultorias); criação de ambientes de negócios com densidade tecnológica e alto valor agregado, além de programas de desenvolvimento sustentável.

 

Polo de Excelência em Florestas - Viçosa

O Polo de Excelência em Florestas atua na otimização das potencialidades de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, advindos da existência de competências instaladas no Estado. Busca o aproveitamento da sinergia resultante do polo para estabelecer novos negócios para implementar programas locais e regionais de desenvolvimento sustentável, transformando positivamente o setor de base florestal.

 

Polo de Excelência de Genética Bovina - Uberaba

O Polo de Excelência de Uberaba atua no fortalecimento de Minas Gerais como centro de referência e difusão de genética bovina, através da promoção da inovação tecnológica e de novas oportunidades para o desenvolvimento da genética animal.