POLOS DE INOVAÇÃO

O QUE SÃO?

Os Polos Regionais de Inovação são estruturas geradoras de conhecimento, informação e inovação. Estarão distribuídos nos 17 territórios de desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, unindo saberes, capacidades e habilidades locais e não locais provenientes de organizações públicas e privadas, sociedade civil, universidades, comunidades, organizações não governamentais, empresas e governo.

O principal objetivo destas estruturas é reunir a massa crítica de pesquisadores, universidades, centros de pesquisa, órgãos de desenvolvimento e entidades empresariais focadas no desenvolvimento das cadeias produtivas. Por meio do programa, pretende-se possibilitar o salto necessário para a alteração das dinâmicas de desenvolvimento em Minas, visando à aceleração do fluxo de informação, conhecimento, tecnologia e inovação.

Atualmente, existem oito Polos já instalados com infraestrutura no Norte de Minas, nas cidades de Almenara, Araçuaí, Teófilo Otoni, Pirapora, Diamantina, Salinas, Janaúba e Januária.

Com a implantação de novos polos em todo o território estadual, espera-se que as desigualdades socioeconômicas regionais sejam superadas e o projeto se torne a base necessária para Minas avançar na economia do conhecimento, valorizando a criatividade e a diversidade inerente ao Estado.

Cada Polo Regional contará em sua estrutura com 1 Agente Regional de Inovação – ARI (atuação nos setores produtivos de pequeno e médio porte); 1 Agente TEIA – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados + Ações do Agente Pop Ciência – Divulgação da C&T (atuação junto aos jovens, mulheres, professores, alunos de escolas públicas, comerciantes locais, e outros); 1 Agente de Sustentabilidade – Responsável por conduzir as ações do programa de sustentabilidade da SECTES nos polos, e 1 Agente Simi, que contribuirá para a articulação local da C,T&I e a divulgação das ações regionais no Portal SIMI.

Notícias Relacionadas

Foto: Franco Serrano - Simi

O evento é uma oportunidade de agregar mais conhecimento e networking ao ecossistema local de inovação, fortalecendo as ações do governo no interior do Estado.

FOTOS