Pronatec Sedectes forma primeira turma de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis
Publicado: 23/11/2018 20:40

Divulgação
Divulgação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), juntamente com o Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ribeirão das Neves, formou, na noite dessa última quinta-feira (22), a primeira turma do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. A solenidade, que contou com a presença do ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, e autoridades, capacitou 43 alunos.

O curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis prepara profissionais para o mercado de trabalho. A metodologia aborda o conhecimento teórico e prático, de tecnologias fotovoltaicas, aliado com a implantação de sistemas solares renováveis em projetos de pequena, média e grande escala. “Hoje, este alunos estão aptos atuar e atender as necessidades do mundo globalizado, repassando conhecimentos e critérios técnicos de avaliação dos principais componentes de uma instalação solar fotovoltaica”, garante o subsecretário de Ensino Superior, Márcio Portes.

A formatura concretiza a política de qualificação profissional - uma das 10 ações de valorização do ensino técnico e superior da Sedectes. A iniciativa teve início com a oferta de cursos profissionalizantes de Formação Inicial Continuada (FIC). Ao todo, foram ofertadas 3.405 vagas em 26 cidades.

Além da qualificação profissional na área de energia, a Sedectes entrega 2018 com ações inéditas em Minas Gerais e até mesmo no Brasil. Dentre elas, pode-se destacar a Turma Especial - ensino profissionalizante ofertado pelo Pronatec que teve como público pessoas com deficiência intelectual. As turmas de Recepcionista de Eventos foram preparadas para que os alunos desenvolvessem habilidades de linguagem e comunicação aplicada, postura profissional, cerimonial, protocolo, relações interpessoais, marketing pessoal e a tipologia dos eventos.

Outra turma que merece destaque é a Prisional. A Sedectes é referência na execução de cursos do Pronatec dentro do Sistema Prisional. O programa visa oferecer uma nova oportunidade aos detentos, garantindo aprendizado, reinserção na sociedade e no mercado de trabalho, evidenciando o compromisso dos Governos Federal e de Minas Gerais em humanizar o Sistema Prisional, garantindo boas práticas no processo de ressocialização dos detentos e diminuição da criminalidade.