Terceiro dia da FINIT movimenta a capital mineira no feriado de 02 de novembro
O evento contou com Shark Tank, Belo Horizonte Mini Maker Faire, painel She’s Tech dentre outros destaques na programação
Publicado: 03/11/2017 14:57


A manhã da quinta-feira (02/11) na FINIT 2017 foi de Arena de Negócios lotada, com mais de 4 mil pessoas reunidas para conferir o painel Shark Tank – Negociando com Tubarões. Oferecido pelo SEED e Sebrae, o evento foi comandado por Cazé Pecini, empreendedor e apresentador do programa Show do MEI, na Band TV. No encontro, cinco startups selecionadas – Saipos e My Personal Stylist pelo SEED; Onco Tag, Profitus pelo SEBRAE e Opinion Box, vencedora do 100 Open Startups – tiveram três minutos para exporem seus pitches para Camila Farani, presidente do Gávea Angels e fundadora do Mulheres Investidoras Anjo (MIA), e Caito Maia, criador da Chilli Beans. Quatro delas tiveram um feedback positivo.

O HUB Conecta, que liga talentos, startups e empresas, realizado pelo HUB Minas Digital, reuniu mais de 600 pessoas engajadas em fechar negócios. Pelo menos 100 empresas se conectaram a cerca de 200 startups nesse primeiro dia do encontro segundo informou Rodolfo Zhouri, coordenador do projeto.

A comunidade She’s Tech, que visa fortalecer a presença de mulheres empreendedoras no mercado, realizou na sala Uaitec um painel expositivo. O evento contou com a participação de Nathalia Assunção, coordenadora de aceleração de startups do Grupo Ânima, Liege Mendes, responsável por parcerias estratégicas da Max Milhas e moderação de Andrea Motta, gestora de parcerias da FINIT. “Identificamos que ainda há dificuldade de inserir a figura feminina no mundo da tecnologia e também no ambiente coorporativo. Por isso, a importância de realizar um bate papo como este, para mostrar que somos também plenamente capazes de gerir parcerias institucionais e profissionais”, afirmou Andrea. Durante a atividade, as palestrantes também compartilharam suas experiências profissionais, práticas diárias do ambiente de empreendedorismo, além de darem dicas para o público.

Já na Arena Experience, o Hackathon Codemig-Prodabel-Simi foi o destaque do dia. O desafio, que propôs aos participantes o desenvolvimento de soluções viáveis e inovadoras para a contínua melhoria da qualidade da prestação de serviços públicos, teve como grande vencedora a equipe Uai Resolve que, como prêmio, ganhou uma viagem para São Paulo com visita ao escritório da Microsoft, participação em um dia de encontros com os líderes da DX-Digital Experience, cortesias de acesso à Campus Party Minas Gerais, nos dias 3 e 4 de novembro, e entrevista para o portal Simi, um dos maiores divulgadores de inovação e tecnologia do Estado. Os segundo e terceiro lugares ficaram com as equipes Siga Web e Me Ajuda Aí, respectivamente, que também ganharam acesso à #CPMG2. 

A Arena Criativa recebeu uma versão compacta da maior feira maker do mundo, a Maker Faire. A Belo Horizonte Mini Maker Faire proporcionou aos visitantes palestras e painéis voltados para a cultura da “mão na massa”, com aprendizados de novas metodologias e técnicas do universo do empreendedorismo tecnológico. Dentre as principais atividades dos estandes, o público da FINIT pôde conferir projetos que reduzem impactos ambientais, melhoram as condições de trabalhos de grande esforço físico e ainda envolvem tecnologia assistiva para deficientes.

O dia também ficou marcado pelo segundo Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo (SEMPIT), que visa proporcionar um ambiente para a troca de conhecimento e informações entre a comunidade acadêmica e os profissionais do setor. De acordo com Rafael Oliveira, superintendente de Políticas de Turismo (Setur) e coordenador do evento, a atividade já se mostrou um grande sucesso e a média de público inscrito por dia foi superior ao esperado. O primeiro painel contou com o tema Destinos Turísticos Inteligentes e Mobilities, em seguida foram feitas algumas apresentações de artigos, dos quais serão selecionados os melhores para serem publicados em uma edição especial da Revista Marketing & Tourism Review.

No período da tarde, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa, fez uma visita ao estande do Meu Primeiro Negócio e falou sobre a importância do projeto: “É um programa feito para jovens do Ensino Médio da Rede Pública Estadual que têm a oportunidade de se tornarem empreendedores e de se apaixonarem novamente pelo ensino e conhecimento. De cada cinco alunos que passam pelo programa, um vira empresário em dois anos."

Na Arena Campus Party o destaque foi a palestra de Luiz Gabriel Tiago, indicado ao Nobel da Paz 2018, mais conhecido como Senhor Gentileza. O carioca, ex-camelô, contou um pouco da sua história para inspirar os jovens participantes a mudar o mundo.

A última apresentação no palco principal do evento foi da engenheira e especialista em realidade virtual Mary Spio, referência em VR (virtual reality) e responsável pela tecnologia para Lucas Films (Star Wars), Xbox, Universal Music e Boeing. Em seu painel, realizado no palco Minas Digital, espaço de destaque na Arena de Negócios, contou um pouco sobre sua história com a tecnologia, dos trabalhos que realiza na CEEK – empresa desenvolvedora de experiências inovadoras de realidade virtual e aumentada para entretenimento, educação e saúde, da qual ela é CEO, e sua trajetória de superação de preconceitos por ser mulher, negra e criada em Gana, na África.

Na programação desta sexta-feira,03/11, os destaques são a She's Tech Conference, que realizará uma série de palestras no período da manhã, abordando temas como empreendedorismo feminino de alto impacto e como a diversidade de gênero com foco na mulher ajuda fomentar a inovação. O painel começa às 9h e se encerra às 13h. Na Arena Criativa, o workshop "Robô lançador de aviões" promete agitar o espaço, assim como a corrida de drones. Nas oficinas do LabTruck, os visitantes poderão conferir como criar um primeiro circuito. Na Arena de Negócios, o Boost Accelerator, programado para os palcos Diamond Valley e SEED, receberá startups de aceleradoras nacionais e internacionais que vão apresentar pitches a um grupo de investidores e para um juri técnico. Na Campus Party, o fundador da Chilli Beans, Caito Maia, contará a história da criação da maior empresa de óculos da América Latina.