Finit encerra segundo dia com recorde de encontros de negócios
Publicado: 02/11/2017 14:20 | Atualizado: 02/11/2017 14:22

Gabriel Maciel
Gabriel Maciel

O segundo dia da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) movimentou o Expominas, em Belo Horizonte. Durante toda a quarta-feira (01/11), empresários, estudantes, startups, pesquisadores e entusiastas percorreram os pavilhões em busca de conexões, novidades e troca de experiências. Quem também visitou a FINIT foi o Governador do Estado, Fernando Pimentel. Recebido por alunos do curso de Recepcionista de Eventos do Pronatec Sedectes, de Pedro Leopoldo, Pimentel fez questão de conhecer os participantes do stand Meu Primeiro Negócio e os profissionais do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), além de fazer um tour pelo evento.

Na oportunidade, o governador destacou que Minas Gerais reúne todas as condições para crescer na chamada economia criativa e vanguarda no atual processo de modernização do país. “Temos o maior programa de aceleração com recursos públicos de startups do Brasil, também somos donos desta feira, que é considerada um dos maiores eventos da área e que conta com a Campus Party Minas Gerais. A soma dessas iniciativas coloca o estado naquilo que se chama, hoje, de economia criativa, a indústria de quarta geração, a indústria 4D. É o que estamos tentando fazer e acho que com sucesso”, afirmou.

A Arena de Negócios sediou o encerramento da 16ª Conferência Anpei de Inovação que, nesta edição, abordou o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”. Os dois dias de conferência reuniram mais de 1300 pessoas, que tiveram acesso às novidades do setor, cases de inovação, painéis de discussão, networking e palestras ministradas por 200 especialistas nacionais e internacionais. O evento contou com a Estação Experiência, ambiente de demonstrações de equipamentos Maker, como impressoras 3D e cortadoras a laser, que ficaram à disposição do público para experimentações, explicações técnicas e comerciais mais detalhadas.

No palco Minas Inova, o destaque foi o Fórum Aeroespacial 2017, promovido pelo Complexo Aeroespacial de Minas Gerais. Durante o evento, atores do setor, como universidades, parques tecnológicos e companhias aéreas puderam vivenciar um ambiente multidisciplinar de promoção e consolidação de projetos aeroespaciais.

O Movimento 100 Open Startups contou com a participação de 200 startups e encerrou suas atividades com recorde mineiro: 100 startups do estado fizeram matches com grandes empresas. A Opinion Box conquistou 22 matches e a primeira colocação da competição. Com isso, ela ganha o aval para participar do painel Shark Tank, atividade programada para esta quinta-feira (02/11), na Arena de Negócios.

A presença de instituições universitárias e de cursos técnicos na FINIT foi um dos destaques da Arena Experience nesse segundo dia. A Tecnofeira Cotemig apresenta 34 projetos tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes. Dentre as propostas, sites e aplicativos aguardam apoio de investidores. No espaço do CEFET-MG é possível conferir vários projetos criados pelos alunos dos cursos do Centro de Educação. O stand também visa divulgar tais criações e captar futuros parceiros. Já no Museu Itinerante Ponto UFMG, do Centro Pedagógico da UFMG, o público interage com os experimentos do projeto, como o Pêndulo de Newton, Arco Catenário e o Homem Esfolado.

Na Arena Criativa, as oficinas “Meu Primeiro Circuito (Solda)” e “Construção de Brinquedos Antigos” realizadas no LabTruck foram as grandes atrações, juntamente com a corrida de drones. No palco, dez palestras apresentaram conteúdos sobre eco ações, open robotics, música, games e mamulengo.

Na programação desta quinta-feira (02/11), a Arena Criativa recebe as oficinas “Liga da Robótica”, às 9h, e “Remake”, às 13h, ambas no LabTruck. Ainda na Arena Criativa, a Belo Horizonte Mini Maker Faire irá expor invenções e oferecer atividades da Economia Criativa nas áreas de tecnologia, ciências, artesanato, engenharia, entre outras. Na Arena Experience, a SuperGeeks oferecerá palestras e oficinas voltadas para o mundo da tecnologia, além das atividades que incluem demonstração de realidade aumentada, robótica e drones. Já na Arena Negócios, os visitantes poderão acompanhar uma extensa programação: a Conferência She’s Tech, que tem o objetivo de inspirar, engajar e capacitar mulheres a buscarem conhecimento e empreenderem em carreiras e em negócios com base tecnológica; o painel Shark Tank e o painel “Repensando a Inovação”, com Mary Spio, engenheira especialista em realidade virtual.

 

Sobre a Finit

Realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), a feira vai reunir no Expominas, de 31 de outubro a 4 de novembro, renomados eventos e palestrantes nacionais e internacionais. Serão mais de 500 horas de conteúdo e programação que inclui atividades gratuitas e para todas as idades. Em 2016, na primeira edição, a Finit contou com a participação de 200 instituições  e 50 mil visitantes. Foram quase 2 mil encontros de negócios, que geraram cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.