Sedectes participa do Foripes-MG
Publicado: 02/10/2017 12:38

Divulgação
Divulgação
Reitores e representantes do poder público se reuniram na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) durante o Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG). Na pauta, questões relacionadas ao ensino superior no Estado. O encontro reuniu representantes de 19 instituições, sendo 11 universidades federais, duas estaduais, cinco institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Miguel Corrêa, apresentou os programas desenvolvidos pela secretaria durante o fórum e destacou o papel importante realizado pelas instituições de ensino superior no Estado. “Sabemos que nas universidades surgem iniciativas de extrema importância para a sociedade. Dessa forma, as instituições terão nosso apoio no que for necessário e estiver ao nosso alcance”, afirma.
 
O subsecretário de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, concedeu palestra sobre “Internacionalização e cooperação institucional”, destacando o Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies), a proposta do programa Aliança Estratégica e sobre o programa Inova-pro, que vai selecionar projetos de startups em desenvolvimento por alunos e professores de mestrado e doutorado de instituições públicas de ensino superior sediadas em Minas Gerais.   
 
O reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva Nogueira, foi eleito novo presidente do Foripes-MG e traçou os principais objetivos durante sua gestão. “Pretendemos aproximar ainda mais o Governo de Minas Gerais das instituições de ensino superior, intensificar o trabalho para conquistar mais recursos de emendas parlamentares e unir ainda mais as instituições, intensificando as trocas de experiências bem-sucedidas”, explica.