Sedectes inaugura Uaitec de Capitólio
Publicado: 27/09/2017 15:08 | Atualizado: 27/09/2017 15:23

Durante a tarde de terça-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) inaugurou a primeira unidade da Universidade Aberta e Integrada (UAITEC) em Capitólio, Território Sudoeste. Comandada pelo secretário Miguel Corrêa, a celebração contou com a presença do prefeito do município, José Eduardo Vallory, do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo Virgílio, da deputada estadual Geisa Teixeira, do secretário municipal de Educação, João Antônio Alves, e do presidente da Câmara Municipal, Alisson Almada. Crianças da rede municipal de ensino, moradores e demais lideranças regionais também marcaram presença na inauguração.

O polo capitolino ofertará seis cursos da área de tecnologia da informação e dois de idioma, na modalidade semipresencial, e cerca de 70 cursos totalmente online. A unidade já se insere no novo modelo Uaitec Lab, com conteúdos mais avançados e tecnológicos, além de nova metodologia.

A inauguração da Uaitec faz parte dos esforços do Governo Estadual de levar mais desenvolvimento para o interior de Minas, a partir do seu programa +Oportunidade, que visa gerar crescimento econômico e social por meio da inovação, da tecnologia e da economia digital e criativa. "Ofertando capacitação profissional de qualidade e ampliando o acesso à educação, nós reforçamos nosso compromisso de expandir o dinâmico ambiente de tecnologia e inovação do estado, abrindo novos espaços de fomento à mentalidade empreendedora e incentivando a geração de oportunidades de emprego e renda em Minas", afirmou o secretário Miguel Corrêa.

A UAITEC

A Rede Uaitec faz parte do programa Minas Digital do Governo de Minas Gerais, que oferece, por meio da Sedectes, qualificação profissional gratuita por meio da implantação de polos de educação à distância, ampliando e interiorizando o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para capacitação e requalificação.

Atualmente, há unidades espalhadas em aproximadamente 100 municípios mineiros, considerando-se as Uaitecs a serem implantadas, com benefício direto a mais de 300 mil pessoas.  Os interessados vão encontrar, em cada polo, estrutura completa com todos os ambientes acessíveis a pessoas com deficiência: duas salas de Educação a Distância, com capacidade média de 25 alunos em cada uma; sistema de videoconferência; TVs de LED; Lousa Interativa Digital com Sistema Multimídia; salas de Informática; acesso a Laboratórios Virtuais; e acesso a várias Bibliotecas Digitais.

Já são mais de 220 mil alunos matriculados nos cursos disponibilizados entre presencial e online. E, agora, nas matrículas abertas em 2017, a Rede já registra mais de 20 mil inscrições feitas pelo site, batendo o recorde de cadastros.

Mais informações pelo site uaitec.mg.gov.br.