Governo promove a integração de empreendimentos mineiros através de censo de startups
Publicado: 14/09/2017 13:39

Divulgação
Divulgação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES), por meio do seu projeto HUB Minas Digital, irá mapear os empreendimentos e startups de base tecnológica de Minas Gerais para possibilitar o desenvolvimento do ecossistema mineiro.

O estado já se destaca no cenário do empreendedorismo e da inovação mundial: além de possuir o maior número de universidades federais do país, conta com cinco parques tecnológicos e 20 incubadoras em 16 cidades; e também sedia o San Pedro Valley, comunidade de empreendedorismo referência para negócios de base tecnológica no país, e clusters como Santa Rita do Sapucaí e Viçosa.

Pensando em potencializar este cenário, será realizado o primeiro censo de startups e empresas de base tecnológica de Minas Gerais, que consistirá no levantamento detalhado de informações sobre este setor da economia. Além de mapear demograficamente todas as empresas e suas áreas de atuação, o censo compreenderá as potencialidades de cada setor e, principalmente, os desafios desta categoria empresarial para que sejam formuladas estratégias pelo Hub Minas Digital para superá-los.

Em parceria com o Núcleo de Tecnologias e Gestão da Universidade Federal de Viçosa (NTG - UFV), responsável pela metodologia de mensuração dos dados, serão colhidas informações, durante trinta dias, por meio de questionário que estará disponível para os empreendedores mineiros. A pesquisa é composta por seis seções: informações gerais, equipe, dificuldades enfrentadas pela empresa, inovação, parcerias e indicadores econômicos.

O resultado do censo será divulgado amplamente junto ao ecossistema mineiro de inovação, contribuindo para desenvolvimento e crescimento destes empreendimentos inovadores.

 

HUB Minas Digital

O prédio Rainha da Sucata, sede do Hub, será um ponto de referência para a disseminação da cultura empreendedora, da ciência e da inovação no estado. Os 1.460 metros quadrados de área construída serão palco de muitos projetos, descobertas, eventos, aprendizado e amadurecimento de ideias.

 

Link da pesquisa: https://goo.gl/forms/psFclspO7hmJmJIH2