Cursos gratuitos da Uaitec ajudam a gerar renda extra no fim de ano
Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais reúne capacitações que vão das velas e sabonetes artesanais à produção de doces
Publicado: 26/10/2016 10:47


Que tal aproveitar a chance de conquistar um dinheiro extra ou mesmo dar o primeiro passo para uma nova carreira profissional? Ou, ainda, pegar uma carona nas oportunidades de contratações temporárias com o aumento das vendas e a aproximação do Natal? Pensando na qualificação e capacitação do maior número de pessoas nos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais, a Universidade Aberta e Integrada (Uaitec) está com opções de cursos gratuitos que podem, justamente, direcionar os participantes para esses novos horizontes.

Cursos como velas e sabonetes artesanais, produção de doces, maquiagem para festas, além de dicas para atender bem e, ainda, orientações para a colocação no mercado de trabalho e empreendedorismo estão entre as 71 oportunidades gratuitas de qualificação da Uaitec.

Parte das atividades ocorre por meio da modalidade de educação a distância (EaD), com carga horária que varia de 10 a 80 horas, em meio a um sistema interativo e abastecido por recursos multimídia (áudio, vídeo, hipertexto, etc) que facilitam a aprendizagem. Além dos cursos a distância, estão em andamento, também, cursos semipresenciais de idiomas (Inglês e Espanhol), além de outras seis turmas voltadas para as áreas de tecnologia e informação.

Adriane Freitas, que concluiu o curso presencial de 'Embalagens com Papel Reciclável', ministrado no polo da Uaitec em Papagaios, destaca a capacitação como uma oportunidade de ganhos. “Aprendemos a fazer as embalagens com coisas que, na maioria das vezes, as pessoas jogam fora, mas que servem de decoração. Possibilita um ganho aliado à sustentabilidade. Eu gostei muito”, afirma.

A seguir, o portal de notícias Agência Minas Gerais elenca dez cursos rápidos que, assim como ocorreu com Adriane, podem ajudar e trazer grandes benefícios para outros interessados em novas oportunidades. Confira:


Saiba como se matricular

Qualquer interessado em fazer algum dos cursos de capacitação online, incluindo os que não residem no estado, pode fazer a inscrição no próprio site da universidade

No caso dos cursos presenciais ou semipresenciais, é necessário que o aluno verifique os pré-requisitos dos cursos disponíveis e, caso necessário, compareça a uma unidade Uaitec para confirmação de matrícula.

Ao fim de cada curso, o sistema da universidade disponibiliza a emissão do certificado de conclusão para o aluno.

Dicas

Mesmo durante o curso, é importante já iniciar a procura por trabalho. Para dar aquela ajuda, o SINE-MG destacou cinco importantes dicas para aqueles que estão em busca de uma colocação no mercado: 
 


Sobre a Uaitec

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). Seu objetivo é oferecer, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de educação semipresencial e a distância.

O programa visa, ainda, ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional.