Minas Gerais é o grande vencedor do Startup Games
Publicado: 10/08/2016 10:25


O pódio é todo de Minas Gerais! Quatro startups mineiras foram as primeiras colocadas do Startup Games, competição que incluiu 50 empresas nacionais e internacionais entre 08 e 09 de agosto na British House, residência oficial do Reino Unido durante a Rio 2016.

BeerOrCoffee, Virturian e Lett ocupam os três primeiros lugares, respectivamente, seguidos da Pris, em quarta colocação. Todas estas startups são participantes da atual rodada de aceleração do Seed e venceram mais de 40 empresas na disputa que contou com startups de vários estados brasileiros e países como Chile, Estados Unidos, Venezuela e Inglaterra.

Realizado pelo Consulado Britânico no Brasil, o Startup Games surgiu durante os jogos olímpicos de Londres, em 2012. Durante a competição, as startups são incluídas em um aplicativo desenvolvido especialmente para o evento, em um jogo que simula uma bolsa de valores. Cada empresa recebe 100 ações e 10 milhões de libras fictícias para investir nas outras startups ao longo das atividades. Ao final, o grupo com mais ações é o grande vencedor. No total, são premiadas as três primeiras startups e os três maiores investidores.

Única competição de startups do mundo nestes moldes, o evento reuniu empreendedores, especialistas do Reino Unido e do Brasil, mentores, investidores, aceleradoras e instituições de empreendedorismo nacionais e internacionais. Das 50 startups selecionadas, 22 são e/ou foram aceleradas em Minas Gerais, sendo o maior o estado em número de empresas participantes.

E não é por acaso. Minas Gerais vem se destacando como polo de empreendedorismo nacional e internacional, além de ser uma potência em ciência e tecnologia. O estado é o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, com cerca de 400 empresas; abriga o San Pedro Valley, comunidade de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país, os clusters de Santa Rita do Sapucaí, BH-Tec e Viçosa; conta com mais de 20 incubadoras distribuídas em 16 cidades; e é o maior estado em número de universidades públicas do Brasil (11 federais e 2 estaduais).