Homenagens e novas parcerias marcam a solenidade de 30 anos da Fapemig
Publicado: 20/05/2016 11:29


A solenidade de aniversário de 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) foi marcada pela emoção, com homenagens e anúncios de novas parcerias. O Auditório Juscelino Kubitchek, na Cidade Administrativa, ficou lotado de pesquisadores, funcionários da Fundação, ex-diretores e pessoas que acreditam no poder que a Ciência tem de mudar a sociedade. A solenidade sinalizou também a abertura do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (Confap).

No encontro, foram anunciados cinco termos de cooperação, com diferentes instituições. Um acordo entre a FAPEMIG e a Vinnova (Suécia), que visa apoiar projetos advindos do Aimday, ter por objetivo promover o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de Smart Industries. Outro termo foi assinado entre o Consect, o Confap e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, com o objetivo de proporcionar a atuação da Embrapii nos estados, por meio dos referidos Conselhos. Um terceiro acordo, entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, o Consecti e o Confap tem o intuito de contribuir para a consolidação e integração do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e para o desenvolvimento de ações de interesse conjunto dos estados.

O Termo de Parceria entre a FAPEMIG e a Prodemge prevê o aporte de R$10 milhões, com o objetivo de trazer maior efetividade na comunicação do estado com o cidadão, facilitando o acesso aos serviços e soluções para Minas. Com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a FAPEMIG firmou termo de parceria que prevê a criação da iniciação científica júnior em Minas Gerais, incentivando as escolas mineiras a estimular o espírito de investigação científica ainda dentro do Ensino Médio. Somente este termo prevê o investimento R$ 98 milhões em três anos, com início previsto para agosto de 2016.

 

O diálogo Ciência/Sociedade norteou a fala do Presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela. “Esse é um momento especial para nós e é importante celebrar com tantas pessoas importantes para a história da Fundação. A ciência só faz sentido se ela for percebida pelas pessoas comuns. Os brasileiros precisam perceber que há muitos cientistas de qualidade no Brasil e esse é o nosso papel”, defendeu Vilela. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e destacou a importância da parceria da Sectes com a Fundação. “A FAPEMIG é uma grande parceira nos esforços de desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. É uma honra fazer parte desse momento”.

 

Homenagens

- Homenagem do Confap ao representante da Comissão Europeia de Pesquisa no Brasil, Piero Venturi

- Homenagem do Consecti e do Confap à Secretária Executiva do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação, Emília Curi

Homenagem “Amigo da Ciência, Amigo da FAPEMIG” com a entrega de troféu a membros da academia, sociedade civil e empresarial:

- Professor Og Francisco Fonseca de Souza (UFV)

- Professor Jader dos Reis Sampaio (UFMG)

- Professor Luciano Mendes Faria Filho (UFMG)

- Professor Yurij Castelfranchi (UFMG)

- Professor Nívio Ziviani (UFMG)

- Ana Déborah Antunes (Funcionária FAPEMIG)

Placa Homenagem 30 Anos FAPEMIG

- Secretário Inovador: Miguel Corrêa Júnior (Sectes)

- Secretário Gestor: Helvécio Magalhães (Seplag)

- Gestor Inovador: Marco Antônio Castelo Branco (Presidente Codemig)

 

 

Divulgação: Fapemig