Belo Horizonte recebe festival internacional que apresenta projetos de pesquisa em bares e restaurantes
Pint of Science acontece simultaneamente em sete cidades brasileiras e outros 11 países, reunindo cientistas em três noites de divulgação científica d
Publicado: 09/05/2016 16:01


Nos dias 23, 24 e 25 de maio, bares, cafés e restaurantes de Belo Horizonte vão receber projetos de pesquisa apresentados por seus próprios idealizadores, durante o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica. O evento chega a Belo Horizonte pela primeira vez e faz parte das comemorações de 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Durante três noites, os cientistas vão deixar as universidades e laboratórios para apresentarem seus projetos ao público e mostrar seus impactos no dia a dia das pessoas. O evento foi idealizado em 2013 na Inglaterra e, este ano, acontece simultaneamente em outros 11 países. No Brasil, único país da América Latina a participar desta edição, os bate-papos acontecem em Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).

 

Um brinde à ciência

Tecnologia, átomos, DNA, galáxias, sustentabilidade. A ciência estuda temas que às vezes parecem estar muito distantes da sociedade, mas que impactam diretamente nas nossas vidas. O objetivo do Pint of Science é mostrar que as pesquisas estão mais próximas das pessoas comuns do que parece, contando sobre a rotina e o trabalho de pesquisadores em ambientes de integração e descontração.

“O evento cria uma oportunidade de estabelecermos uma comunicação mais informal, descontraída e humana, a fim de que possamos, todos juntos, oferecer um brinde à ciência”, comenta Natalia Pasternak, coordenadora da iniciativa no Brasil. A ideia é levar até a população alguns dos encantos e desafios vivenciados pelos cientistas durante suas pesquisas, abordando temas de interesse e desmitificando assuntos que parecem complexos.

 

Programação em Belo Horizonte

Entre os dias 23 e 25 de maio, o público da capital mineira vai poder tirar suas dúvidas diretamente com os cientistas, em conversas abertas e informais. Os bate-papos vão acontecer no Itatiaia Rádio Bar, na Cantina do Lucas e na Cafeteria do MM Gerdau, durante os três dias, sempre das 19h30 às 21h. A programação inclui conversas sobre dengue, doenças modernas, inovação, robôs, big bang, nanotecnologia, entre outros assuntos instigantes.

Segundo Miguel Corrêa, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), aproximar a população da ciência faz com que percebamos a importância das pesquisas para a nossa sociedade. “Muitas das soluções que utilizamos surgiram em um laboratório ou sala de aula. Por outro lado, diversos problemas que enfrentamos no nosso dia a dia podem ser explicados ou resolvidos por meio da pesquisa. Precisamos dar mais força e relevância para a ciência e o Pint of Science potencializa essa iniciativa, de forma inovadora e divertida”, comenta.

Para saber mais sobre os temas e consultar os endereços dos bares, acesse pintofscience.com.br. O evento é gratuito e os participantes pagam somente o que consumirem nos estabelecimentos.

 

FAPEMIG 30 anos

Completando três décadas de existência, a FAPEMIG atua apoiando projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação considerados estratégicos para o desenvolvimento de Minas Gerais. Para celebrar a data, a Fundação está promovendo uma ampla programação durante todo o mês de maio, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). A solenidade oficial em celebração aos 30 anos acontece no próximo dia 19, às 10h, no Auditório JK da Cidade Administrativa.