Simi lança novo portal na mostra Inova Minas Fapemig 2015
Encontro de Inovação entre pesquisadores e empresários irá articular e facilitar o sistema de inovação e tecnologia em Minas Gerais
Publicado: 02/12/2015 15:48 | Atualizado: 03/12/2015 11:30

Divulgação: Simi

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) irá promover, nos dias 23 e 24 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o Inova Minas. O evento será uma grande mostra de ciência, tecnologia e inovação, que vai apresentar à sociedade 70 projetos selecionados em várias áreas do conhecimento.

Para o evento, o Sistema Mineiro de Inovação está preparando atividades especiais. Além do lançamento do novo portal (simi.org.br), que está mudando sua interface para ficar mais moderna e dinâmica, o Simi está convidando para o Encontro de Inovação empresas interessadas em conhecer as tecnologias selecionadas para a mostra, em uma metodologia exclusiva para interação entre pesquisadores e empresários, a fim de gerar novos negócios.

Novo Portal SIMI

O portal Simi é uma importante ferramenta estratégica para promover a inovação e o empreendedorismo em Minas Gerais, reunindo em um só lugar as principais informações e novidades de mercado. A reformulação do site deixa a interface e a acessibilidade ao público mais completa e dinâmica. O compromisso do Simi em aproximar empresas e pesquisadores continua de forma mais completa. “Com uma maior conectividade e diálogo, o Simi terá no próximo ano uma atuação cada vez mais eficaz e eficiente na promoção do empreendedorismo para gerar riquezas e empresas para Minas e o Brasil”, afirmou o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela.

O Simi irá levar de maneira mais rápida as informações sobre empreendedorismo e inovação de Minas, do Brasil e do mundo por meio de notícias, editais, e-books, opiniões, artigos e vídeos, além de divulgar eventos, cursos e workshops. "Este portal vem pra convergir todas as mídias produzidas pelo sistema de empreendedorismo e inovação do estado. Devido ao potencial econômico da área, o setor necessita de uma referência e o simi.org.br vem justamente para suprir essa demanda" garantiu o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias.

Encontro de Inovação

Os 70 projetos selecionados para a mostra também participarão do Encontro de Inovação. A partir de informações preliminares, será estabelecido contato com potenciais parceiros ou empresários interessados para agendamentos de reuniões com os projetos expostos durante o evento.

Caso haja interesse em uma reunião para conhecer mais a fundo um projeto, o pesquisador e o núcleo de inovação tecnológica de sua instituição serão previamente notificados pelo SIMI, para que, assim, se estabeleçam novas parcerias.

Posse para o Fórum Mineiro de Inovação

Na ocasião, o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, designará o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, como Secretário Executivo do Fórum Mineiro de Inovação.

O Fórum é uma unidade de ação cooperativa e deliberativa, que tem como integrantes representantes estaduais do poder público, do setor empresarial e do ensino superior. Organizado pelo SIMI, seu objetivo é ampliar o espaço de discussões sobre inovação no Estado, permitindo a elaboração de estratégias integradas entre os principais agentes do segmento.