Inova Minas Fapemig traz mostra de ciência, tecnologia e inovação
Evento realizado no Palácio das Artes reúne 70 projetos desenvolvidos por pesquisadores da fundação; Fórum Mineiro de Inovação também será retomado
Publicado: 02/12/2015 15:46 | Atualizado: 03/12/2015 10:55

Foto: Gabriel Maciel/Sectes
Foto: Gabriel Maciel/Sectes

Um espaço de debates e trocas de experiências na área da tecnologia e inovação. A Mostra Minas Inova Fapemig 2015, que teve início nesta segunda-feira (23/11), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, reúne 70 projetos científicos desenvolvidos pela fundação. O principal objetivo do evento é mostrar o quanto a ciência faz parte da vida das pessoas. Durante a abertura, também foi entregue o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, realizado o lançamento do novo portal do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e a anunciada a retomada do Fórum Mineiro de Inovação.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, destacou as ações da secretaria para ampliar a aplicação dos recursos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “Queremos transformar as nossas ações em inovação e desenvolvimento, visando a criação de uma nova força econômica para o nosso Estado”, afirmou.

Já o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, ressaltou o trabalho da nova gestão do governador Fernando Pimentel em valorizar as iniciativas da área tecnológica. “Temos a ciência e a tecnologia como valores para o desenvolvimento do Estado. Temos que ampliar o diálogo da ciência com a sociedade. Os mineiros gostam de ciência e precisam saber mais para buscarmos solução para muitos problemas e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.

Ainda durante o evento, Miguel Corrêa assinou um ato designando o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira, como secretário executivo do Simi, que irá atuar na retomada do Fórum Mineiro de Inovação. O fórum tem como objetivo apresentar os resultados das atividades e ampliar as discussões sobre inovação no Estado, permitindo a elaboração de estratégias integradas entre os principais agentes do segmento.

 

Medalha

Miguel Corrêa também entregou, durante a cerimônia, medalha e diploma de menção honrosa ao Gerente Geral de Tecnologia Zinco e Níquel do Grupo Votorantim – Unidade Três Marias, Adelson Dias de Souza. O ex-ministro Walfrido dos Mares Guia Neto representou a família do patrono do prêmio.

Já a secretária de Educação, Macaé Evaristo, realizou a entrega da homenagem e um cheque no valor de R$ 12 mil ao professor Leonardo Duarte Pimentel, representando o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

Lançamentos

A Mostra Inova Minas também marcou o lançamento do novo portal do Simi, ferramenta estratégica para promover a inovação e o empreendedorismo em Minas Gerais, reunindo em só lugar as principais informações e novidades de mercado.

O presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, ainda lançou a Revista Minas Faz Ciência, edição infantil. A Mostra Inova Minas acontece até a próxima terça-feira (24/11).