Parques Tecnológicos

14:58 - 10/03/2015
Parque BH TEC

Na sociedade do conhecimento, a tecnociência e a inovação exercem papéis decisivos para o desenvolvimento econômico e social das nações, porquanto o progresso está cada vez mais atrelado às atividades de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). Nesse sentido, os ambientes de inovação como os parques tecnológicos, são importantes agentes promotores de C,T&I porque têm a missão de fomentar a cultura da inovação tecnológica e propiciar o crescimento sustentável e competitivo das suas empresas.

O Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) apoia os parques tecnológicos com políticas e ações que tem como principal objetivo o estímulo à inovação tecnológica no Estado.

Hoje, Minas Gerais conta com três Parques Tecnológicos chancelados pelo Estado, são eles: o BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte), o tecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa) e o PCTI (Parque Científico e Tecnológico de Itajubá. Através da Plataforma InovaData – iniciativa da Sedectes, RMI e Sebrae-MG é um sistema de informação e comunicação integrado de coleta e tratamento de dados qualitativos e quantitativos com o intuito de sistematizar o processo de monitoramento e avaliação dos ambientes de inovação do Estado. A plataforma é uma importante ferramenta que serve não só para fornecer diagnósticos confiáveis sobre o ecossistema mineiro, mas também abre a possibilidade de parceiros e empresas acessarem informações e formarem redes de colaboração para fins diversos como a troca de conhecimentos e experiências, geração de novos negócios, etc. de maneira estruturada – é possível acessar informações sobre os Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas de Minas Gerais, bem como as suas empresas, sejam elas incubadas, residentes ou graduadas.

 

https://inovadatamg.com.br/