Startup Universitário by Seed

Foto: Divulgação/Sede MG

O projeto Startup Universitário by Seed é uma iniciativa que visa a despertar a cultura empreendedora e promover o desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação universitários nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior em Minas Gerais.

Uma vez que o empreendedorismo é uma das principais estratégias de desenvolvimento econômico e que os professores são os principais responsáveis por levarem conhecimento aos futuros empreendedores, o Projeto Startup Universitário by Seed pressupõe estes como atores chave para a promoção da cultura empreendedora nas instituições de ensino.

Contando com capacitação e apoio metodológico, os professores selecionados irão planejar e executar um plano de ação que propicie aos estudantes oportunidades de desenvolverem comportamento empreendedor durante a sua formação profissional.

Com o desenvolvimento dos planos de ação, pretende-se estimular também que os universitários tirem suas ideias do papel e criem startups, as quais serão pré-aceleradas em uma das fases do Startup Universitário by Seed.

Espera-se que com esse apoio metodológico e financeiro no início da jornada empreendedora das startups, seja alcançada, no médio prazo, a formalização e o crescimento de empresas com uma forte proposta de valor e inovação embutida em Minas Gerais. Ainda, busca-se transformar o ecossistema universitário e criar condições para empreendedores mineiros se tornarem referência, promovendo a recuperação do protagonismo econômico e tecnológico de Minas Gerais.