Simi

Foto: Divulgação/Sede MG

O Simi é o marketplace do ecossistema mineiro de inovação, que tem como objetivos aumentar a geração de negócios e a visibilidade de empreendimentos mineiros inovadores, bem como gerar inteligência sobre esse setor. Isso é feito através da construção e análise de uma base de dados pública e colaborativa dos agentes dos ecossistemas de inovação do estado (startups, empresas de base tecnológica, aceleradoras, incubadoras, universidades, fundos de investimento, investidores anjo, entre outros).

Dessa maneira o Simi proporciona a geração de negócios para esse setor, a convergência das ações e iniciativas dos agentes dos ecossistemas de inovação, o diagnóstico dos ecossistemas de inovação locais e a atração de empreendimentos inovadores para Minas Gerais. Hoje o Simi conta com informações sobre cerca de 1000 startups mineiras ativas e 400 outros agentes do ecossistema mineiro de inovação.

Para isso, o Simi possui iniciativas como:

  • Simi Database: Ferramenta que visa criar conexões para os atores do ecossistema de inovação de Minas Gerais. Ele é uma base viva de startups e empresas de base tecnológica que facilita o processo de aceleradoras, fundos de investimento e programas corporativos de inovação aberta em encontrar as melhores soluções tecnológicas de Minas Gerais. Ao mesmo tempo aumenta a geração de negócios e oportunidades de investimento para as startups.
  • Portal Simi: Ferramenta estratégica que reúne em um só local as principais informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia inovação, no formato de notícias, conteúdos (ebooks, artigos, colunas, podcasts), eventos e oportunidades do ecossistema de inovação.
  • Simi Reports: São uma forma de você se aproximar e aprofundar no que tem sido desenvolvido pelo ecossistema de inovação mineiro. A série de reports foi iniciada em abril/2020 com o SIMI Reports - Inovação contra a COVID-19. Também lançamos um estudo sobre o ecossistema de inovação mineiro (atualizado em setembro/2020), em parceria com a Liga Ventures, com acesso pelo link.
  • Cadastro de organizações do ecossistema de inovação mineiro: Tem como objetivo dar visibilidade nacional e internacional para o ecossistema de inovação mineiro e para as suas organizações, além de facilitar a conexão entre estas. Isso será feito através da publicação de estudos como os Simi Reports e do Simi Database.

 

Sua startup ou EBT não está aqui? Cadastre-se em simi.org.br/cadastro