Programas e Ações do PPAG da SEDE

Aqui estão elencados todos os Programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico que compõem o Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG atual. Em cada Programa estão relacionadas suas ações e seus respectivos Relatórios de Monitoramento que são atualizados bimestralmente.

Objetivo: Estimular o desenvolvimento econômico e social sustentável a fim de reduzir as desigualdades regionais, através do empreendedorismo de base tecnológica e da inovação, por meio da construção de políticas públicas visando às oportunidades da nova economia.   

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
8 - trabalho decente e crescimento econômico
9 - inovação e infraestrutura


Eixo Tematico: Desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico

1028 - Implantação de novas UAITECS - universidade aberta e integrada de Minas Gerais Finalidade: Finalidade: Promover a inclusão digital e social, promover a capacitação e qualificação profissional, aumentar a oferta de ensino superior em mg, disponibilizar o acesso aos cursos profissionalizante do Pronatec, incentivar e fomentar a cultura inovadora e empreendedora nos cidadãos, estimular, estruturar e consolidar o sistema estadual de inovação, articulado às estratégias de desenvolvimento produtivo, social e ambiental do estado, superar as desigualdades científicas e/ou tecnológicas nos territórios.
Gerente Responsavel: Henrique de Carvalho Vieira

Relatório de Monitoramento
1029 - Implantação de hubs de inovação nos territórios de desenvolvimento Finalidade: Finalidade: Aumentar a inclusão digital e social dos cidadãos, incentivar o empreendedorismo e a inovação através da capacitação e qualificação profissional, fortalecer a articulação entre universidade, empresas e a sociedade, contribuir para a geração de emprego e renda para a diversificação da economia mineira, expandir a oferta do ensino superior a nível tecnólogo em ti no âmbito do estado de MG, promover sinergia nos territórios de desenvolvimento nas ações de ciência, tecnologia e ensino superior.
Gerente Responsavel: Pedro Emboava Vaz

Relatório de Monitoramento
1071 - Rede de inovação tecnológica Finalidade: Finalidade: Promover convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas, educacionais, de pesquisa e tecnologia, para que agentes econômicos e se aproximem, com apoio do governo e agentes de fomento, desenvolvendo, otimizando e dando visibilidade ao ecossistema de inovação e empreendedorismo, apoiando ambientes de inovação e os 17 territórios de desenvolvimento, atendendo às demandas dos fóruns regionais e contribuindo com estabelecimento de novos produtos de valor estratégico para o estado.
Gerente Responsavel: Geovana Maria do Carmo Santos

Relatório de Monitoramento
1077 - Apoio a projetos do sistema de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior Finalidade: Finalidade: Promover a agregação de valor na atividade econômica, através da atração de negócios e maior valor e conteúdo tecnológico, fomento a inovação tecnológica e promoção do desenvolvimento científico tecnológico nas várias cadeias produtivas por indução, com ênfase na geração, domínio e transferência de inteligência do processo produtivo.
Gerente Responsavel: Rodrigo Diniz Mascarenhas

Relatório de Monitoramento
1100 - Manutenção e operacionalização das Unidades Tecnológicas Finalidade: Finalidade: Garantir a funcionalidade das unidades tecnológicas, com foco na disseminação do conhecimento, buscando a construção de parcerias com vistas à atualização tecnológica e assegurando a continuidade dos objetivos do programa e sua ampliação por meio da oferta de vagas de educação à distância no Ensino Superior, inclusive o tecnológico.
Gerente Responsavel: Henrique de Carvalho Vieira

Relatório de Monitoramento
4498 - Apoio a projetos especiais Finalidade: Finalidade: Apoiar projetos de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos pelos institutos de ciência e tecnologia e instituições do estado que atuam na área científica, tecnológica e de inovação.
Gerente Responsavel: Rodrigo Diniz Mascarenhas

Relatório de Monitoramento

Objetivo: Diversificar a matriz energética de minas gerais, assim como a eficientização dos processos para geração e consumo de energia, de modo a ampliar a sua competitividade e promover a transição para uma economia de baixo carbono.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
7 – energia limpa e acessível
9 - inovação e infraestrutura


Eixo Tematico: Desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico

1054 - Estudo de viabilidade técnica e econômica da cadeia produtiva do bioquerosene no estado de Minas Gerais Finalidade: Finalidade: Promover o desenvolvimento regional, com a produção de matérias primas e o de tecnologias para produzir biocombustíveis, especificamente o bioquerosene para aviação, além de produtos p/ setores, alimentícios, fármacos, dentre outros. Reduzir os custos de produção e seu impacto ambiental em concordância com o que foi preconizado no cop21, p/ atração de investimentos globais em projetos de reflorestamento para produção de água e biocombustíveis com oleaginosas da biodiversidade regional do Brasil.
Gerente Responsavel: Marcelo Ladeira Moreira da Costa

Relatório de Monitoramento
1076 - Elaboração da revisão da tarifa de distribuição de gás canalizado de Minas Gerais Finalidade: Finalidade: Definir critérios para o estabelecimento das tarifas de distribuição de gás em cada um dos ciclos tarifários e aplicá-los.
Gerente Responsavel: Marcelo Ladeira Moreira da Costa

Relatório de Monitoramento
4459 - Promoção da eficiência energética em Minas Gerais Finalidade: Finalidade: Coordenar e apoiar as ações do estado no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos de promoção da eficiência energética e ao desenvolvimento de projetos de conservação de energia que induzam unidades consumidoras a minimizar o consumo final de energia, por meio da discussão em grupos de trabalho e seminários, elaboração de estudos, propostas de incentivos fiscais e apoio financeiro para projetos do setor, disseminação de conhecimentos.
Gerente Responsavel: Daniel Rennó Tenenwurcel

Relatório de Monitoramento
8005 - Expansão da rede de distribuição de gás natural (RDGN) em Minas Gerais Finalidade: Finalidade: Expandir a área de atuação da Gasmig no estado de Minas Gerais, por meio da expansão da rede de distribuição de gás natural (RDGN).
Gerente Responsavel: Marcelo Ladeira Moreira da Costa

Relatório de Monitoramento

Objetivo: Desenvolver estratégias e ações de incentivo e fomento ao desenvolvimento da mineração e da indústria de transformação mineral no estado

Objetivos de desenvolvimento sustentável

9 - Inovação e infraestrutura


Eixo Tematico: Desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico

1078 - Plano estadual de mineração e transformação mineral. Finalidade: Finalidade: Estabelecer diretrizes para a formulação e implantação da política estadual de desenvolvimento para o setor de mineração e do complexo da indústria de transformação mineral.
Gerente Responsavel: Maria Eugênia Monteiro de Castro e Silva

Relatório de Monitoramento

Objetivo: diversificar a economia, regionalizar investimentos e democratizar a produção da riqueza em todo o estado, desenvolver e aprimorar o ambiente de negócios em Minas Gerais.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

8 - Trabalho decente e crescimento econômico


Eixo Tematico: Desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico

4224 - Promoção, participação, desenvolvimento e execução de ações e projetos voltados ao fomento dos microempreendedores individuais, agricultores familiares e outros negócios Finalidade: Finalidade: Criar um ambiente favorável ao crescimento dos microempreendedores individuais, agricultores familiares, microempresas, empresas de pequeno e médio porte, e outros negócios, por meio de ações e projetos de interlocução entre estado e representantes do segmento dos pequenos negócios.
Gerente Responsavel: Juliano Alves Pinto

Relatório de Monitoramento
4261 - Polos de minas: apoio aos arranjos produtivos locais Finalidade: Finalidade: Atender de forma permanente os polos regionais e arranjos produtivos locais (APL) de forma a suportar o desenvolvimento destes através de ações de impacto coletivo para aumento da competitividade e para superação de entraves.
Gerente Responsavel: Douglas Augusto Oliveira Cabido

Relatório de Monitoramento
4273 - Fortalecimento do cooperativismo mineiro Finalidade: Finalidade: Fomentar o mercado das organizações cooperativas e demais organizações coletivas mineiras, como forma de promover a consolidação e crescimento do segmento.
Gerente Responsavel: Maria Enêila de Loiola

Relatório de Monitoramento
4282 - Promoção e desenvolvimento do artesanato de Minas Gerais Finalidade: Finalidade: Fomentar as políticas voltadas para o artesanato/artesão nos 17 territórios de desenvolvimento, contribuindo para inclusão social, com geração de trabalho e renda. Fortalecer as organizações coletivas, minimizando a informalidade dos artesãos. Desenvolver parcerias para a capacitação de artesãos. Apoiar a promoção/comercialização em feiras/exposições, contribuindo para o aumento do PIB do estado. Reconhecer a atividade artesanal e o artesão por meio da entrega da carteira nacional do artesão.
Gerente Responsavel: Thiago Tomaz de Souza Chaveiro

Relatório de Monitoramento
4458 - Estímulo ao desenvolvimento produtivo e à inovação Finalidade: Finalidade: Promover um ambiente favorável ao crescimento e maior desenvolvimento da estrutura produtiva, comercial e de serviços do estado, com base nas políticas estabelecidas no âmbito nacional e estadual visando aumentar a capacidade de atração, expansão, inovação e consolidação de empreendimentos produtivos, através de ações que contribuam para a incorporação da inovação e produtos de maior valor agregado.
Gerente Responsavel: Pedro Emboava Vaz

Relatório de Monitoramento
4575 - Manutenção e aprimoramento dos serviços da Exportaminas Finalidade: Finalidade: Incentivar e apoiar a execução do comércio internacional garantindo o acesso a informações e serviços, visando a internacionalização e inserção das empresas mineiras no cenário internacional.
Gerente Responsavel: Marcello Vinícius de Oliveira Faria de Araújo

Relatório de Monitoramento

Objetivo: Aumentar a extensão em km (quilômetros) de linhas de subtransmissão, a capacidade instalada de subestações em MVA (mega volt ampere), o número de novos consumidores ligados e o aumento da venda de energia, bem como atender aos requisitos do contrato de concessão e do órgão regulador Agência Nacional de Energia Elétrica - (ANEEL).

Objetivo de desenvolvimento sustentável

9 - Inovação e infraestrutura


Eixo Tematico: Desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico

1110 - Rede de Distribuição de Energia Elétrica Finalidade: Finalidade: Prover e viabilizar o acesso a rede de energia elétrica às unidades consumidoras rurais mapeadas, na área de concessão da distribuidora, que compõem seu mercado potencial, objetivando melhorar a qualidade de vida da população.
Gerente Responsavel: Marcelo Ladeira Moreira da Costa

Relatório de Monitoramento