Reunião Gerencial do Ipem-MG apresenta resultados das ações de 2021 e planejamento para 2022
O encontro reuniu diretores e gerentes do Instituto, e foi sediado na Pontifícia Universidade Católica de Contagem (Puc Contagem)
Publicado: 15/12/2021 09:04
Foto: Divulgação / Ipem MG Foto: Divulgação / Ipem MG

Com o objetivo de apresentar o balanço das ações realizadas pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) durante este ano, foi realizado nessa sexta-feira (10/12), a 2ª Reunião Gerencial de 2021. O encontro reuniu diretores e gerentes do Instituto, e foi sediado na Pontifícia Universidade Católica de Contagem (Puc Contagem).

O diretor-geral do Ipem-MG, Luiz Carlos Siviero Farias, destacou que o empenho dos servidores foi crucial para o cumprimento das metas pactuadas ao longo de 2021. Segundo ele, mesmo diante das dificuldades impostas em razão da pandemia de covid-19, os servidores conseguiram cumprir com o planejamento acordado junto ao Inmetro.

Siviero lembrou que dentre as principais ações realizadas pelo Ipem-MG ao longo do ano está a digitalização e unificação de documentos do órgão, que segue os preceitos da governança corporativa.

“Por meio desta ação haverá uma maior eficiência dos serviços prestados pelo Instituto às empresas e cidadãos, mediante a redução expressiva nos prazos de atendimento e o efetivo controle de cada documento e processo”, afirmou o diretor.

O Ipem-MG também adquiriu novos uniformes, para facilitar a identificação dos servidores, em especial dos que atuam em campo. Realizou operações especiais de verificação e fiscalização em diversos produtos e serviços, como, por exemplo, postos de combustíveis, fios e cabos elétricos, e esfigmomanômetros (medidor de pressão arterial).

Cabe destacar que somente na Operação Integrada Petróleo Real, que ocorreu julho, o Ipem-MG aferiu 204 bombas, em 81 postos, das quais 44 bicos de bombas estavam irregulares. Os principais erros encontrados foram bombas entregando menos combustível que o valor abastecido pelo consumidor e vazamentos nos equipamentos.

“O Instituto tem papel fundamental para a sociedade, uma vez que sua missão é trabalhar decisivamente em metrologia e fiscalização, acompanhando o avanço tecnológico para a melhoria da qualidade de vida da população, em especial nas áreas da saúde, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor” ressaltou Siviero.

Planejamento 2022

Para o próximo ano, a expectativa é que o Ipem-MG continue crescendo, por meio de estratégias que estão sendo planejadas para otimizar a força de trabalho através da transformação digital e inovação, tudo para adequar o Instituto à gestão 4.0.

O objetivo da Gestão 4.0 nas organizações é promover um gerenciamento capaz de tornar processos mais ágeis, precisos e eficientes. Com isso, Siviero explicou que o foco do Ipem-MG é oferecer tanto aos colaboradores quanto aos empreendedores e consumidores a melhor experiência possível na execução dos serviços prestados pelo órgão.   

Ipem-MG

O Ipem-MG é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Dividido em duas áreas, Metrologia e Qualidade, é responsável pela fiscalização, verificação e execução das políticas de Metrologia Legal, Metrologia Industrial e de Qualidade/Conformidade no âmbito estadual.