Romeu Zema apresenta Minas Gerais a potenciais investidores em Londres
Encontro com setor financeiro faz parte de missão oficial do governo mineiro no Reino Unido iniciada nesta segunda-feira
Publicado: 09/11/2021 10:50 | Atualizado: 09/11/2021 10:52
Foto: Divulgação Governo MG Foto: Divulgação Governo MG

O governador Romeu Zema deu início nesta segunda-feira (8/11) à missão oficial de Minas Gerais no Reino Unido em encontro com representantes de empresas do setor financeiro sediadas em Londres. Durante o encontro, realizado na capital britânica, Zema apresentou os potenciais do Governo do Estado e o ambiente de desburocratização que a gestão atual proporciona a quem deseja investir.

 “O último governo atraiu para Minas Gerais, em protocolos via Indi, R$ 26 bilhões em quatro anos. Em nove meses de 2021, atraímos R$ 58 bilhões. Estamos quase fazendo por mês o que o Estado fazia em um ano em atração de investimentos”, destacou o governador.

“Tudo isso tem muito a ver cm o tratamento que damos ao setor privado. Temos eliminado as burocracias, na área ambiental temos racionalizado, dando respostas com maior agilidade. Temos o Estado mais seguro do país, com resultados expressivos em saúde e educação. Nossa estrutura de governo está pronta e disponível para atender vocês”, completou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Flávio Roscoe, que participou do encontro, salientou o trabalho desenvolvido em Minas Gerais em prol dos empresários.

“A vida do empreendedor está mais simples e em todas as áreas isso vem sendo feito de forma sistemática. O governador tem preocupação não só em atrair, mas em quem já está investindo no Estado, como programas como o Minas Livre para Crescer, lançado dentro da própria Fiemg. Você ter um governante que entende o que é empreender no Brasil é uma sensibilidade que poucos tem”, lembrou.

O chefe do setor de Promoção Comercial e de Investimentos da Embaixada do Brasil em Londres, Carlos Pachá, salientou a relação comercial já consolidada entre Minas e Reino Unido. “É um dos nossos maiores exportadores”, disse.

Também participaram do encontro o deputado estadual Noraldinho Junior e os secretários de Estado de Marília Melo (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Mateus Simões, (Geral) o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Juliano Alves, o presidente do Indi, João Paulo Braga, além do consul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown, e representantes das empresas Lide UK, Aroeira Salles e Cadwalader, apoiadoras dos encontros.

Agendas

Nesta terça-feira e quarta-feira (9 e 10/11), a comitiva estadual segue com agendas com importantes empresas e com o governo britânico.

As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais, com o fechamento de potenciais negócios e oportunidades de criação de mais empregos, assim como a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização.

Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha do Race to Zero, liderada pelo governo britânico, e esse pioneirismo é fundamental para destacar a agenda comercial em Londres, buscando, inclusive, investimentos sustentáveis.

Além de Londres, na próxima quinta-feira (11/11), o governador representará o Brasil no debate sobre Cidades, Regiões e Espaços Organizados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia, quando serão apresentadas ações do Estado em prol da sustentabilidade.