Ipaba, no Vale do Aço, realiza ação de regularização fundiária urbana
Serão 298 lotes regularizados. Projeto garante segurança jurídica e promove desenvolvimento econômico e social
Publicado: 27/10/2021 22:26
Foto: Vale do Aço Online Foto: Vale do Aço Online

Moradores do bairro São José, no município de Ipaba, estão mais próximos do sonho de se tornarem efetivamente proprietários de seus lotes. Ao todo, a documentação de 298 lotes foi encaminhada para registro em cartório de imóveis, após o processo de regularização fundiária realizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA e Prefeitura Municipal de Ipaba, por meio do Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial.

A área total compreende mais de 111 mil metros quadrados e a regularização fundiária beneficiará 1.865 cidadãos, direta e indiretamente. A expectativa é de que a entrega dos títulos de propriedade seja realizada antes do fim do ano. Em Ipaba, além do bairro São José, ainda está em fase de regularização o bairro Centro Leste, no qual mais de 500 lotes também deverão ser regularizados.

A gerente de Regularização Fundiária da ARMVA, Glauciene Vasconcelos, destaca o pioneirismo de Ipaba nas ações de regularização fundiária. “Estamos finalizando o processo de regularização no bairro São José. Temos um carinho grande por Ipaba, por ser o primeiro município a realizar a Reurb com parceria da ARMVA. Já regularizamos duas áreas na cidade e ainda temos mais quatro a serem trabalhadas”, informa Glauciene.

O prefeito de Ipaba, Gilberto Pereira Soares Junior (PSC), o Juninho da Saúde, destaca o sucesso da parceria entre prefeitura e ARMVA. “Avaliamos como positivo este trabalho em conjunto para a regularização fundiária do São José, um dos primeiros bairros de Ipaba. Com certeza, sem essa parceria não iríamos conseguir liberar logo nos primeiros meses de governo quase 300 títulos de propriedade aos moradores do bairro”, pontua Juninho.

Juninho ainda destacou que o processo de regularização fundiária gera benefícios direto para o cidadão e também para o município. “O cidadão terá a garantia de propriedade do seu imóvel, poderá vender e comprar com financiamentos bancários. Para o município, teremos maior organização na cidade, controle do território ipabense e incremento na arrecadação com as movimentações financeiras dos cidadãos”, destaca o prefeito.

O Minas Reurb

O Minas Reurb é um dos programas estratégicos estabelecidos pelo Governador Romeu Zema e a ARMVA tem atuado dentro das diretrizes e prioridades firmadas, sendo uma delas a regularização fundiária. Com mais de 1.200 títulos entregues desde 2019 até o momento pela ARMVA, o Governo Zema, por meio do Minas Reurb, tem realizado o maior programa de regularização fundiária da história do estado de Minas Gerais.

A adesão ao Minas Reurb é feita por meio da manifestação da prefeitura interessada junto à ARMVA, com a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos.