Indi é reeleito para direção sul-americana da Waipa
A Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimento atua no incentivo e na integração das ações de atração e promoção de investimentos realizadas pelas agências locais
Publicado: 20/10/2021 13:03 | Atualizado: 22/10/2021 12:39
Foto: Divulgação /Indi Foto: Divulgação /Indi

Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), foi reeleita para sediar a Diretoria para América do Sul da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimento (Waipa). O anúncio ocorreu, nesta quarta-feira (20/10), durante a Conferência Anual da Waipa, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.  Com a decisão, a agência mineira se mantém como referência para as empresas nacionais e estrangeiras para fomentar seus negócios no continente.

Uma das formas de aumentar essa visibilidade é a realização pelo Indi de treinamentos e conferências com a participação de outras agências do continente, contribuindo para a formação de mais parcerias estratégicas com os países vizinhos. “Atrair empresas e investimentos é um tema central e prioritário do governador Romeu Zema, uma vez que vai gerar os empregos dos quais Minas Gerais precisa, além de ajudar o Estado a superar as dificuldades fiscais. Ser parte da diretoria da Waipa intera  esse esforço e nos capacita a buscar mais investimentos para Minas”, evidencia o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Melhor interação

Para o diretor-presidente do Indi, João Paulo Braga, a reeleição para a Diretoria Sul-americana da Waipa melhora a interação com outras agências e aumenta a visibilidade internacional. “Embora as regiões sejam em alguma medida competidoras na atração de investimentos, é muito comum a colaboração entre as agências. Muitas novas oportunidades surgem a partir dessa colaboração. Além disso, no exterior, Minas Gerais ainda é menos conhecida internacionalmente do que São Paulo, por exemplo, e mesmo sendo a localidade mais vantajosa para o negócio da empresa, ela acaba optando pelos paulistas pelo histórico do estado vizinho na atração de investimentos. Estar na Diretoria da Waipa faz também parte da nossa estratégia de ter mais visibilidade internacional”, afirma

Sobre a Waipa

A Waipa foi criada em 1995, na Suíça, como uma organização não-governamental e reúne atualmente cerca de 130 Agências de Promoção de Investimentos (IPAs) ao redor do mundo. Entre a ampla gama de atividades desenvolvidas, a associação oferece a oportunidade para os membros interagirem e trocarem boas práticas na promoção de investimentos.

Além do presidente e dos vice-presidentes, a instituição possui mais nove diretorias: África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Ásia Central, Leste e Sudeste Asiáticos, União Europeia, Europa Oriental, América Central e Caribe, Oceania, e América do Sul.  Esse comitê é o responsável por debater aspectos gerais para a promoção de investimentos ao redor do mundo. Já as direções regionais repassam as diretrizes para as IPAs locais e assessoram seus respectivos governos na formulação de políticas e estratégias apropriadas de promoção de investimentos.

Suas ações são coordenadas, ainda, por membros do seu Comitê Consultivo, formado pelo Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico (IEDC), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Câmara de Comércio Internacional (ICC).