Portal GeoCODEMGE: acesso às informações de ativos da Codemge a um clique de distância
Por meio da plataforma online, é possível consultar geodados de todos os imóveis da Codemge
Publicado: 19/07/2021 11:14
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

O investidor interessado nos ativos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) no estado pode acessar informações sobre eles no Portal GeoCODEMGE (https://geo.codemge.com.br/.). Por meio da plataforma de geoprocessamento, disponível para o público em geral, a Companhia divulga informações geoespaciais de suas iniciativas e projetos. São dados sobre Distritos Industriais, balneários, hotéis, edifícios, terrenos, além de informações referentes a limites político-administrativos, hidrografia, direito minerário, infraestrutura, energia, conservação e outros. 

O Portal GeoCODEMGE é um produto que reúne e disponibiliza toda a informação geoespacial produzida na Empresa, bem como conteúdos afins ao negócio gerados por outras instituições. Por meio da página, é possível, portanto, visualizar e consultar geodados de todos os imóveis da Companhia.

A pluralidade de informações é um reflexo da diversidade de atuação da Empresa e das possibilidades de Minas Gerais. A Codemge vem administrando diversos ativos e, nessa tarefa, recorre às aplicações de geoprocessamento para a organização espacial das informações, como subsídio à gestão fundiária e patrimonial, à tomada de decisões, aos cadastros diversos, entre outras. Esse portal é útil para todos aqueles que querem conhecer o potencial de Minas Gerais.

O que é geoprocessamento?

Geoprocessamento é o conjunto de procedimentos, técnicas, métodos e metodologias voltados para aquisição, armazenamento, modelagem, manipulação, análise e exibição de dados do mundo real, inter-relacionados com base no que lhes é comum: a localização geográfica. Negócios em que o componente espacial seja fator preponderante para operações, táticas e estratégias necessariamente desenvolvem aplicações em geoprocessamento.

Tecnologia e inovação

Existe uma quantidade considerável de informações produzidas pela Codemig e pela Codemge, ao longo de sua história, acerca de ativos do Estado de Minas Gerais. O Portal GeoCODEMGE, ao reunir e organizar essa gama de conhecimentos, oferece uma solução prática e simples para pesquisas e consultas.

O Portal constitui uma plataforma webgis – sistema para disponibilização e construção cartográfica que usa a internet. Ele busca levar a informação de ponta a ponta, ou seja, decodificá-la do especialista para o usuário final, de forma prática, facilitando a compreensão.

Os interessados em obter mais detalhes sobre os imóveis para fins de aquisição podem entrar em contato com a Gerência de Patrimônio pelo e-mail nataliapaoli@codemge.com.br.