Governo de Minas promove: Diálogos Minas Gerais e Suécia
Encontro abordou mineração e sustentabilidade na promoção de investimentos entre as duas regiões
Publicado: 17/11/2020 17:37 | Atualizado: 17/11/2020 18:39
Foto: Depositphotos Foto: Depositphotos

Governo de Minas lançou a plataforma Diálogos Minas Gerais e Suécia. O primeiro encontro, realizado nesta terça-feira (17/11), abriu uma série de debates sobre as oportunidades econômicas entre as duas regiões. O primeiro tema debatido foi mineração e sustentabilidade como forma de atração de investimentos entre Minas Gerais e Suécia.

Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro e a Suécia é um dos líderes mundiais em inovação no setor de mineração. Durante a cerimônia de abertura, o vice-governador Paulo Brant convidou a governadora do Condado de Västerbotten, Helene Hellmark Knutsson, para vir à Minas Gerais para conhecer nossas ações, além de ampliar o relacionamento e tratar de outras pautas pertinentes.

Em sequência, o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas do Estado de Minas Gerais, Juliano Alves Pinto, falou sobre a importância de trazer experiências internacionais para o setor de mineração, que é destaque em Minas. “Esta é mais uma parceria que fortalece ações já consolidas do Estado com outros países como a Holanda, por exemplo, que realizamos, no início deste ano”, afirma.

A parceria citada por Juliano é a Avaliação Ambiental Estratégica, realizada em parceria com a Comissão Holandesa de Avaliação Ambiental, que veio como um parceiro internacional neutro, de reputação reconhecida, para supervisionar a contratação de uma empresa que auxiliará o Estado e fará avaliação ambiental estratégica no sentido de Minas Gerais ter um setor da mineração mais seguro.

Além do subsecretário, também comandaram o painel, Thiago Toscano, diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e Sergio Cruz, Head of Metals, StoneX Inc., FCStone do Brasil.