Secretário Miguel Corrêa participa de Fórum da educação
Reitores de instituições públicas de ensino superior e do Centro Federal de Educação Tecnológica defendem atuação coletiva para fortalecer a rede
Publicado: 21/05/2015 14:12 | Atualizado: 21/05/2015 14:15

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa, participou, juntamente com reitores de universidades e institutos públicos do Estado, da reunião do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – Foripes. O evento foi realizado nessa quarta-feira (20) e promoveu a reunião ideias, a troca de experiências e o debate de propostas que visam beneficiar a rede acadêmica.

Durante o encontro, Miguel analisou a relevância de investimentos que absorvam ciência, tecnologia e inovação. “A Sectes quer ser membro do dia-a-dia das faculdades, universidades e institutos. Assim como o Governo de Minas, queremos vislumbrar o mesmo horizonte, valorizando as atividades e projetos”, afirmou. A importância da economia digital para o desenvolvimento das empresas, as competências e as start-ups digitais foi um dos temas mais debatidos. “Para que todas as instituições possam acompanhar o novo modelo econômico, impulsionado pela internet, existe a necessidade de incentivar a utilização das tecnologias, o que será possível com o apoio da administração pública”, concluiu Miguel Corrêa.  

Outro ponto de destaque durante o Fórum foi a necessidade de integrar a sociedade aos projetos desenvolvidos. O assunto, inclusive, foi abordado pelo presidente do fórum e reitor da Universidade Federal de Lavras, José Roberto Soares Scolforo. “É importante inserir a comunidade em cada projeto das instituições. Quem constrói este cenário é o próprio povo, dentro das culturas de cada região”, disse.                   

Além dos reitores, participaram do fórum o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Adolpho Henrique Almeida Loyola, o subsecretário de Ensino Superior, Marcio Rosa Portes, e o secretário-adjunto da Sectes, Vinicius Rezende.