Governo de Minas assina acordos de cooperação com instituições internacionais de desenvolvimento econômico
Parcerias fomentam a atração de investimentos e a internacionalização de empresas mineiras
Publicado: 08/07/2020 16:13 | Atualizado: 09/07/2020 14:35
Foto: Depositphotos Foto: Depositphotos

Mais uma importante ação para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais foi realizada na manhã desta quarta-feira (8/7). O Indi - Agência de Promoção de Investimentos e Comércio de Minas Gerais, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinou durante cerimônia virtual, acordos de cooperação com a Zona Econômica Especial de Katowice (KSEZ), na Polônia, e com o Banco Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), no Japão.  O objetivo é fomentar o intercâmbio de conhecimento e as experiências profissionais entre as partes no âmbito do desenvolvimento de novos investimentos, comércio e logística. Além disso, o acordo de cooperação visa estimular o comércio e aproveitar as oportunidades de negócios entre ambas as partes, criando sinergias para a cooperação.

O relacionamento cooperativo entre o Governo de Minas Gerais e a Silésia teve início em 2019, como uma parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, com visitas técnicas bilaterais voltadas para o desenvolvimento econômico e a cooperação internacional em áreas como a mineração, a inovação e centros de pesquisa. "A região da Silésia, cuja capital é Katowice, é uma importante zona industrial da Polônia, além de possuir um mercado consumidor vigoroso e dinâmico, que contribui bastante com o crescimento de sua economia. O acordo marca um momento-chave na cooperação internacional do estado de Minas Gerais, ampliando possibilidades de intercâmbio comercial, além do desenvolvimento de novos investimentos entre as regiões", afirma o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede.

Em 2020, o Indi iniciou a discussão de um Memorando de Entendimento (MoU)  com a KSEZ prevendo o desenvolvimento de projetos de investimento em suas respectivas regiões, compartilhamento de informações relativas à prospecção de fluxos de mercado, do desenvolvimento de estratégias de mercado e de Investimento Externo Direto. Além disso, o memorando prevê o desenvolvimento de treinamentos, seminários e ações conjuntas; e a promoção de cooperação entre os empreendedores locais, especialmente a partir da organização e participação em feiras nacionais e internacionais, conferências econômicas, seminários, shows e missões econômicas.

Mitsubishi UFJ Financial Group

O Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG) é o quinto maior grupo financeiro do mundo e o maior do Japão. Sediado em Tóquio, seus recursos totais são avaliados em mais de U$ 3 trilhões. O MUFG possui uma rede global de 2.700 escritórios, em mais de 50 países, incluindo o Brasil. Além das atividades-fim de um banco, o MUFG também atua em ações de comércio, promoção de investimentos e projetos de cooperação tecnológica e industrial com outros países e regiões.

Este é o segundo acordo estabelecido entre o Indi e o banco. O primeiro possibilitou a apresentação de Minas Gerais em seminários de negócios para clientes do banco, realização de visitas técnicas e indicação de investidores interessados no estado. "Trabalharemos para que o acordo se consolide em novas ações que possibilitem a atração de mais investimentos japoneses para Minas Gerais e continuamos contando com o banco MUFG como importante parceiro para o desenvolvimento de negócios entre as regiões”, destaca Thiago Toscano, diretor-presidente do Indi.