Governo de Minas busca projetos para enfrentamento ao coronavírus
Ideias inovadoras de instituições científicas e tecnológicas receberão apoio financeiro
Publicado: 26/03/2020 16:23 | Atualizado: 26/03/2020 16:45
Foto: Divulgação/Sede MG Foto: Divulgação/Sede MG

Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), mapeia projetos e ideias inovadoras de Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT’s), localizadas em Minas Gerais, para combater a pandemia do coronavírus. A iniciativa busca financiar projetos que promovam soluções de auxílio ao enfrentamento à doença e à superação dos danos sociais e econômicos por ela causados.

 “Criamos um canal ágil para identificar projetos que possam contribuir de forma relevante aos impactos da pandemia, de maneira a facilitar o direcionamento de esforços e recursos para viabilização das ações mais estratégicas”, afirma a superintendente de Pesquisa e Tecnologia da Sede, Gabriela Pinheiro Rocha. O canal informado pela superintendente é o formulário, que deve ser preenchido pelas instituições que queiram participar da seleção.

As propostas submetidas por esse formulário serão avaliadas em caráter preliminar quanto à relevância e viabilidade financeira diante do contexto da crise, por meio do Fórum Especial, considerando as visões da Saúde e do Desenvolvimento Econômico. Em segundo momento, os projetos pré-selecionados serão avaliados nos seus aspectos de inovação e pertinência científica, para instrução do processo e realização do repasse financeiro à ICT.

Além do mapeamento, todas as instituições inscritas serão adicionadas ao portal do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), onde estão compiladas as principais informações sobre o ecossistema de inovação mineiro.

Os interessados deverão acessar o formulário e preencher com os dados solicitados https://bit.ly/2wvZ4xT

Portal Simi – Especial Coronavírus

Diante do atual cenário mundial, o Portal Simi, que reúne em um só local as principais informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, está com uma área especial. A aba "Covid-19" já está liberada à população, que terá acesso às notícias relevantes para o ecossistema de inovação mineiro nesta temática da Covid-19.

O Portal também disponibiliza todos os editais e oportunidades que estão em aberto para o enfrentamento do novo vírus. E não para por aí. Startups com soluções que podem minimizar a propagação do coronavírus ou minimizar os efeitos da pandemia podem se cadastrar no site para fortalecer a rede de combate. Podem se cadastrar startups que ofereçam soluções para o isolamento social, como em entrega (delivery), em e-learning (aprendizado a distância), em saúde remota, em trabalho remoto, smart cities (cidades inteligentes), dentre outras, principalmente associados ao combate a propagação do vírus, como soluções relacionadas a imunização, minimização de sintomas, eficiência em testes rápidos para o coronavírus.