Confira as ferramentas para web conferências, em período de teletrabalho
Oito opções gratuitas podem ser utilizadas por celular ou desktop
Publicado: 25/03/2020 10:46
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A pedido da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Gerência de TI da Uaitec selecionou oito ferramentas que podem ser usadas gratuitamente pela equipe da Sede para web conferências durante este período de isolamento social. Das opções oferecidas, quatro se destacam: Microsoft Teams, WhatsApp, Zoom e Scopia Desktop (Prodemge).

Confira o que cada uma oferece:

Ferramenta de colaboração online com acesso web e app para PC. Antes restrito a assinantes do Office 365, o serviço passou a ser liberado para todos.

A versão grátis permite criar conversas ilimitadas com equipes de até 300 pessoas, além de guardar 10 GB de arquivos por time e mais 2 GB por usuário. O Teams conta com Word, PowerPoint e Excel e Skype integrados. É possível ainda conectar outros 140 apps externos, como Evernote e Trello, para adicionar recursos gratuitamente.

Fonte: Techtudo

Aplicativo de mensagens com recurso de videochamada.

As videochamadas podem ter até 4 pessoas e pode ser usado via celulares Android e IOS.                                                                                    

Fonte: Tecmundo

O funcionamento do Zoom Meetings é semelhante a outras soluções do segmento. O administrador da reunião pode criar uma sala e enviar um convite via e-mail ou link para qualquer pessoa participar, mesmo que não tenha uma conta no serviço. Basta acessar via navegador ou pelo aplicativo e digitar um nome para entrar. O usuário que controla a sessão precisa ter o programa instalado para ter acesso às principais funções, como colocar membros no mudo e controlar o compartilhamento de tela. O gestor pode configurar para que apenas ele possa compartilhar sua própria tela, ou permitir que outros usuários o façam também de forma simultânea.

O Zoom possui limite de 40 minutos para reuniões em grupo Versão gratuita e suporta até 100 participantes

Essa é a ferramenta de uso da videoconferência da Sede disponibilizada pela Prodemge para conexões remotas por equipamento de vídeo com protocolo H.323 e conexões via desktop (computador, notebook e mobile). Realiza até 100 Conexões simultâneas. 

Também disponível para iPhone (iOS) e outros aparelhos da Apple, a ferramenta grátis permite chamadas simultâneas entre usuários dos dois sistemas. Entrar no Duo é simples, o sistema dispensa até mesmo ter uma conta do Google. O usuário só precisa adicionar o número de telefone e, para fazer a verificação, inserir o código enviado por SMS. Com o mesmo número, é possível acessar o aplicativo em múltiplos dispositivos. O app importa a lista de contatos do celular e, se preciso, um número pode ser bloqueado e impedido de fazer chamadas. Essa função é útil caso o usuário perca o aparelho, ou seja, roubado. Além de celulares, o aplicativo também funciona em outros dispositivos. Você pode fazer e receber ligações em vídeo pelo iPad, por tablets com Android e ainda por smart displays que usam o sistema móvel do Google. Em cada tipo de aparelho, a interface do app é adaptada para se adequar ao formato e tamanho da tela. O recurso é prático para usuários que manipulam diversos tipos de suportes tecnológicos durante o dia.

-  Até o momento, o aplicativo só faz ligações entre duas pessoas, mas, segundo o site Android Police, o Google está em fase de testes para adicionar a função de chamada em grupo. 

Ferramenta da Google. Os Hangouts estão localizados no lado direito da página do Google+.

As videochamadas podem ter até 10 pessoas (Gmail, G Suite Basic) ou 25 pessoas (Business, Education). 

Join.me é um aplicativo que permite criar e participar de reuniões remotamente, de qualquer lugar. Entre seus principais recursos está o compartilhamento de tela, que possibilita mostrar documentos, sites, planilhas ou o que mais estiver passando no seu display para todos os membros da conferência. O serviço tem versões gratuita e paga e está disponível para Android, iOS, Windows e em extensão para Chrome, além do acesso online.

O perfil gratuito dá direito a 10 participantes por reunião, cinco transmissões de vídeo, compartilhamento de tela, transferência de arquivos, ligação pela Internet, compartilhamento de controle do dispositivo, suporte por e-mail e quatro quadros brancos (apenas no iOS). A quantidade e aplicação dos recursos é suficiente para grande parte das pessoas, que usam o serviço eventualmente.

Já os planos pagos (pro e enterprise) admitem mais pessoas por conferência e funções extras como ligação via telefone, gravação de áudio, relatórios e agendamento de reuniões, entre outros. O grande leque de recursos vem com um preço alto (a partir de US$ 20 mensais por usuário), que, na prática, só faz sentido para clientes corporativos. Para estes, o pagamento pode compensar, mas é preciso colocar tudo na ponta do lápis, já que há uma série de aplicações de videoconferência gratuitas.

O desempenho do Join.me é satisfatório. Não há travamentos, mas o compartilhamento de tela apresenta lentidão em alguns momentos. O ponto negativo mesmo está na ausência de algumas funções no app móvel. Mesmo assinando o serviço, é preciso programar as reuniões do site, por exemplo, pois o app só permite visualizar, e não criar, as conferências agendadas.

Fonte: Techtudo

O Whereby.com é um site leve e útil para quem costuma fazer trabalhos em grupo online ou precisa organizar reuniões à distância. Sem necessidade de cadastro prévio, basta criar uma sala na plataforma e compartilhar o link com seus amigos. O software online é bastante intuitivo, apesar de estar disponível em inglês. Os botões para convidar amigos, criar um chat de mensagens, ligar ou desligar câmera e microfone ficam na página principal, sem precisar entrar em uma aba para buscar o que deseja.

A ferramenta é interessante pois mesmo no seu plano gratuito você consegue criar um link exclusivo para você e basta mandar esse link para seu cliente que a reunião começará – normalmente com menos desafios e problemas técnicos. A diferença para um Google Hangouts ou similar está na ideia de que não precisamos criar uma sessão e nem copiar aqueles links enormes. Basta enviar sempre o mesmo link para as pessoas e você também acessá-lo. Esta ferramenta é a antiga appear.in, só mudando o nome.